GRUPOS PARAMILITARES ASSASSINAM 133 PESSOAS NA COLÔMBIA E AMEAÇAM DESTRUIR SEDE DAS FARC E MARCHA PATRIÓTICA

Em 2017, foram assassinadas 133 lideranças na por grupos paramilitares. Somente no Departamento de Cauca foram assassinadas 32 lideranças, em que somente três mortes foram esclarecidas, as demais permaneceram sem qualquer esclarecimento. O grupo paramilitar Águias Negras aparece entre os grupos que ameaçam as lideranças populares no Departamento de Cauca. Por sua vez, no Departamento de Antioquia foi o líder do comitê sindical e integrante da Marcha Patrióta Ramón Alcides García Zapata.

O Grupo paramilitar autodenominado Autodefensas Gaitanistas de Colombia (AGC) declaram que vão destruir todas as sedes de Marcha Patriótica, do Partido Comunista e Força Alternativa Revolucionaria do Comum (). O referido grupo de extrema direita afirmou que não descansará enquanto não destruir também os integrantes das seguintes organizações: CUT Valle, Movice, Nomades, CUT Cauca, Cabildo Cerro Tijeras, Congreso de los Pueblos, CGT, y CTC. Tiveram ainda a ousadia de apresentar uma lista ameaçando mais de 200 sindicalistas, entre eles se destacam: “Walter Agredo, Wilson Saenz, José Milciades Sánchez, Antonio Gutiérrez, Omar Romero, Rosalba Castillo, Adelina Vasquez, Diego Escobar, Meraldiño Caviche, Hernán Arciniegas, Enrique Guetio, Feliciano Valencia, entre outros” (REMAP, 2018).

O governo de Juan Manoel Santos simplesmente ignora a existência dos grupos paramilitares e permite que eles façam o trabalho de eliminação de toda oposição no país, quebrando claramente o acordo estabelecido com as FARC e , em 2016. (https://www.eln-voces.com/index.php/voces-del-eln/comunicados-entrevistas/comunicados/1272-comunicado-cauce).

O próprio representante da , Sergio Jaramillo, afirmou que as FARC e ELN cumpriram o acordo e quem não cumpriu o acordo estabelecido foi o governo nacional e o Estado, que aproveitaram o acordo para ocupar as regiões que pertenciam aos ex-guerrilheiros e espalhar pânico entre os camponeses.

FONTES

REMAP. Paramilitares dicen que volarán sedes de FARC y Marcha Patriótica. Endereço: ttp://www.laremap.com/2018/01/paramilitares-volara-sede-farc.htmlh

LAHAINE. Colombia: Asesinan en Antioquia a líder social de Marcha Patriótica

Endereço: https://www.lahaine.org/colombia-asesinan-en-antioquia-a.

Fonte de Imagem: https://www.brasildefato.com.br/node/27404/

Compartilhe:

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notifique-me
avatar