GREVE VITORIOSA NA ALEMANHA

CONQUISTARAM SEMANA DE 28 HORAS E REAJUSTE SALARIAL 4,3%

Num contexto mundial profundamente adverso à , o obteve uma vitória importante contra .

Pela mediação de três greves de 24 horas, o sindicato da categoria () conseguiu realizar um acordo histórico com os patrões conquistando uma jornada de 28 horas por um período de 2 anos. A vitória representa um passo adiante para o proletariado mundial e europeu lutar contra a longa jornada de trabalho que culmina diminuindo o tempo de vida da classe e desenvolvendo relações análogas à escravidão. O desenvolvimento das forças produtivas tem possibilidade um avanço sem precedentes nas indústrias capitalistas; no entanto, a produção de riqueza não tem sido partilhada com os e ficam concentradas nas mãos dos capitalistas.

O acordo beneficia aproximadamente 900 mil trabalhadores nas 700 empresas e indústrias de metais e eletricidade no estado de , sudoeste da Alemanha. Nessa região funciona aglomerados poderosos, como , (DDAIF), Mercedes-Benz etc. A luta da IG Metall é na perspectiva de ampliar essa conquista para toda categoria.

A conquista da classe operária tem como propósito diminuir a taxa de desemprego, pois a redução da jornada de trabalho implica num maior número de trabalhadores contratados. E demostra a força da classe operária na produção da riqueza da sociedade. O crescimento da alemã se deve exclusivamente aos trabalhadores e a riqueza socialmente produzida deve ser partilhada com quem produz.

A categoria preferiu a redução da jornada de trabalho para 28 horas do que o reajuste de 6,8% reivindicado, mas obteve também reajuste salarial de 4,3%. Um reajuste acima da inflação. No entanto, o acordo não impede que os patrões contratem trabalhadores com jornadas de 35 e 40 horas, por isso a luta dos operários alemães continua e a greve se mostra com a melhor arma para os trabalhadores avançarem em suas conquistas.

Referências:

HUGGLER, Justin. Trabalhadores alemães ganham direito a uma semana de trabalho de 28 horas. Endereço eletrônico: http://www.telegraph.co.uk/news/2018/02/07/german-workers-win-right-28-hour-working-week/

Fonte da Imagem:

https://goo.gl/sjq9Pk

https://goo.gl/viYt3D

Compartilhe:

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notifique-me
avatar